A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z #

A Chave

PDF
A Chave Género - Rock
Cidade Curitiba - PR
País - Brasil
N° Álbuns 01

Publique nas redes sociais

A Chave

A Chave foi a banda precursora do rock paranaense, formada por Ivo Rodrigues (vocalista), Paulo Teixeira (guitarra e vocais), Carlão Gaertner (baixo) e Orlando Azevedo (bateria), esteve na ativa entre os anos de 1969 a 1979, quando foi dissolvido, mas continua a ser cultuada até os dias atuais.

Ao longo de sua carreira, se tornou a mais importante banda de rock de Curitiba e abriu na década de 70 todas as portas mostrando o caminho das pedras para centenas de bandas que surgiram na cidade após a sua dissolução.

A banda acabou e infelizmente não deixou nenhum registro em LP, tendo apenas lançado pelo selo GTA Gravações Tupi Associadas um raro compacto simples gravado em 1977, produzido por Eduardo Araújo em seu estúdio, com a participação de Manito no sax e piano, como convidado especial, contendo as músicas “Buraco No Coração” e “Me Provoque Pra Ver”, ambas em parceria com o Poeta Paulo Lemisnki.

Tocou ao lado de Secos e Molhados, Rita Lee & Tutti Frutti, Mutantes, O Terço, Made In Brazil, Casa das Máquinas, Joelho de Porco, Som Nosso De Cada Dia, Bixo da Seda e chegou até abrir um show do Bill Haley And His Comets, no Guairão em 1975.  

Em 2004, os integrantes da extinta banda, foram pegos de surpresa com a descoberta de um CD pirata do grupo, que foi achado numa feira de colecionadores de discos antigos em São Paulo, pelos donos da loja Vinyl Club, de Curitiba, e uma cópia foi dada de presente ao vocalista Ivo Rodrigues.

Com o apoio operacional de Márcia Teixeira, (mulher do guitarrista Paulo Teixeira), resolveram piratear o disco pirata (12 músicas ao vivo e duas bônus tracks do compacto de 1977) e reproduziram uma tiragem limitada com o mesmo formato e layout, essa tiragem logo se esgotou e uma seguinte também.

A tiragem inicial foi lançada no show "Carlão & Os Amigos do Blues", no Via Rebouças, em Curitiba, em comemoração ao Aniversário de 7 Anos do programa 91 Radio Blues, produzido por Carlão Gaertner (baixista da banda), e veiculado na rádio FM 91 Rock.

No mesmo evento A Chave também se apresentou ao vivo, fazendo um revival com sua formação original 25 anos depois de sua dissolução o que foi uma verdadeira dose dupla de emoções para os fãs do grupo que compareceram na festa.

O mais curioso de toda essa história é o fato da banda ter pirateado o seu próprio disco pirata, sem conhecer o autor da pirataria e gerando um dado curioioso e inédito no mercado fonográfico brasileiro, 33 anos depois, A Chave pirateou o seu próprio álbum pirata.

Albuns (2)
Músicas (22)
CD

HITS 1717